terça-feira, 28 de maio de 2013


Bolo de fubá e limão siciliano

Oi gente!!

Voltei com uma receita mega gostosa e de sabor surpreendente. No sábado, assistindo ao programa da Angélica, não resisti ao ver a Nigella Lawson fazendo esse bolo de fubá, farinha de amêndoas e calda de limão siciliano. Na hora, fiquei com muita vontade de testar essa delícia e quando me deparei com os limões no mercado achei que fosse um sinal...rsrsrs

Então eu fiz e ficou assim:


Claro que essa foto não diz nada, era só pra mostrar que eu fiz mesmo...hahahaha. Mas eu garanto que esse bolo fica maravilhoso. É assim, a massa não fica com o sabor do fubá e sim com sua textura e a amêndoa entra para dar uma suavizada. E aí, o azedinho da calda de limão siciliano faz a gente não querer parar de comer. Testada e super aprovada!!

Vou colocar a receita tal e qual no site do Estrelas.

– Duzentos gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente e mais um pouco para untar a forma (eu apenas forrei a forma de abrir com papel manteiga e nem untei as laterais e saiu sem problemas)– Duzentos gramas de açúcar refinado
– Duzentos gramas de amêndoas moídas(usei farinha de amêndoas pronta)
– Cem gramas de fubá fino
– Meia colher de chá de Fermento em pó
– Três ovos
– Casca de dois limões sicilianos (guarde o suco para o xarope)


PASSO A PASSO:
– Forre a base da fôrma com papel vegetal e unte levemente as laterais com manteiga
– Preaqueça o forno a 180º
– À mão, em uma tigela, com uma colher de pau, ou usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficarem claros e fofos (usei batedeira, claro)
– Misture as amêndoas, o fubá e o fermento em pó, e incorpore um pouco desses ingredientes com o açúcar e a manteiga, seguidos por 1 ovo, depois alterne ingredientes secos e ovos, sem parar de bater
– Junte a casca de limão. Despeje, raspando, ou às colheradas, na fôrma preparada
– Asse por cerca de 40 minutos
– Retire do forno e transfira para uma grelha para esfriar, mas deixe na fôrma

INGREDIENTES DO XAROPE:
– Suco de dois limões-sicilianos
– Cento e vinte e cinco gramas de açúcar de confeiteiro
– Uma fôrma redonda com fundo removível ou uma outra fôrma para
bolos de 23 centímetros

PASSO A PASSO:
– Prepare o xarope fervendo o suco de limão com o açúcar de confeiteiro em uma panela pequena
– Fure toda a parte de cima do bolo com um testador de bolos e derrame o xarope quente
– Deixe esfriar antes de desenformar (eu desenformei antes de colocar a calda)


Espero que gostem e me contem o que acharam.

Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário