domingo, 29 de abril de 2012


Brownie de chocolate e castanhas do Pará

Oi gente, hoje fiz um teste com uma receita de brownie que ficou maravilhoso, até quem não era muito chegado a doce não resistiu. Olhem só:



Ingredientes:

180 g de manteiga sem sal – coloquei 70 g*
250 g de chocolate meio amargo em pedaços - coloquei 130 g*
4 ovos grandes – usei 2*
250 g de açúcar refinado – coloquei 110 g e ficou bem doce*
100 g de açúcar mascavo - usei 50 g*
1/2 colher (chá) de sal - coloquei uma pitada*
1.1/2 colher(chá) de baunilha - coloquei 1/2 colher*
150 g de farinha de trigo  - coloquei 75 g*
250 g de chocolate ao leite picadinho – coloquei cerca de 100 g *
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas grosseiramente - coloquei 1/4 xic.*

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio ou manteiga, deixando sobrar bordas nas laterais, para facilitar na retirada do bolo da assadeira.

Em uma tigela própria para microondas, junte a manteiga e o chocolate e leve por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.

Em outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso, você pode usar a batedeira, mas eu fiz com um fouet. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as castanhas.

Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O interior deve estar macio, então aqui o teste do palito não adianta.

Esfrie por completo e só então retire o brownie da assadeira. Sirva em temperatura ambiente.
Eu quis inventar de cortar em corações como parte de uma experiência, perdi vários até descobrir que para o corte fica legal você deve virar o brownie de cabeça para baixo e só então usar o cortador.

* Fiz meia receita, mas resolvi colocar os asteriscos, pois, como podem observar, algumas medidas não usei simplesmente a metada, como os açucares, pois achei que ficaria muito doce.



Beijinhos

0 comentários:

Postar um comentário